O questionário abaixo foi idealizado por David A. Kolb e descreve a maneira pela qual você aprende e como lida com ideias e situações do dia-a-dia em sua vida.
Você encontrará 12 sentenças, cada uma com quatro campos de resposta. Classifique cada campo de forma a retratar a maneira como você age ao ter que aprender algo. Procure recordar de algumas situações recentes que você teve que aprender algo novo, seja no trabalho, na universidade ou em sua vida pessoal.
Classifique com 4 o complemento da sentença que caracteriza como você aprende melhor, decrescendo até indicar 1 para o complemento da sentença que caracteriza a maneira menos provável de como você aprende algo. Assegure-se de responder todas as sentenças.
1. Enquanto aprendo...
2. Aprendo melhor quando...
3. Quando estou aprendendo...
4. Aprendo...
5. Enquanto aprendo...
6. Enquanto estou aprendendo...
7. Aprendo melhor através de...
8. Enquanto aprendo...
9. Aprendo melhor quando...
10. Quando estou aprendendo...
11. Enquanto aprendo...
12. Aprendo melhor quando...
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RESULTADO
Nome:
Data:
Capacidade de se envolver completa, aberta e imparcialmente em novas experiências.
Capacidade de refletir sobre essas experiências e observá-las a partir de diversas perspectivas.
Capacidade de criar conceitos que integrem suas observações em teorias sólidas em termos de lógica
Capacidade de usar essas teorias para tomar decisões e resolver problemas.
CONVERGENTE (EA/CA) / PRAGMÁTICO –
Você aprende melhor pensando e realizando. Combina o gosto de colocar “a mão na massa” com aspectos teóricos. Gosta de realizar atividades com indicações sequenciais detalhadas (como aquelas dos manuais de operação de aparelhos), solucionar problemas específicos e testar hipóteses (tentativa e erro). Tem habilidades em encontrar aplicações práticas para ideias e teorias. Pessoas desse estilo possuem poucas habilidades sociais e intrapessoais, preferindo ambientes de aprendizagem mais tranquilos (ex.: gosta de trabalha sozinho realizando tarefas técnicas sem se relacionarem com outras pessoas). Parecem se sair melhor em situações nas quais existe uma única resposta ou solução correta para cada pergunta ou problema. Não tem dificuldades ao experimentar inovações para solucionar problemas práticos.
ACOMODADOR (EC/EA) / ATIVO –
Você aprende melhor experimentando e realizando, como, por exemplo, através de atividades práticas, apresentações, role-plays e debates. Combina o gosto de colocar “a mão na massa” com atividades concretas. Tem capacidade de se sobressair e acomodar ou adaptar a circunstâncias imediatas específicas. Utiliza mais a intuição do que a lógica e tem a tendência a se arriscar mais a ousar mais. Costuma utilizar a opinião de outras pessoas ao invés das suas próprias, por isso geralmente faz muitas perguntas. Assume uma abordagem prática e vivencial. É sociável e gosta de trabalhar em equipe. Geralmente exerce um papel importante em situações onde são necessárias ações e iniciativas para a realização de tarefas. Por terem pouca habilidade analítica são impulsivas e as vezes é percebido como impaciente e pressionador.
ASSIMILADOR (CA/OR) / TEÓRICO-ANALÍTICO –
Você aprende melhor combinando observação e pensamento, por isso suas preferências por palestras, conferências e aulas. Para eles, ideias e conceitos abstratos são mais importantes do que pessoas e pode ser percebido como pouco sociável. Tem facilidade com números e modelos conceituais, preferindo especulações abstratas em detrimento de situações práticas. Compreende as informações de forma ampla e as organizam de forma clara e lógica. Tem propensão para a carreira científica. Gosta de explorar modelos analíticos e de ter tempo para pensar e refletir sobre as coisas.
DIVERGENTE (OR/EC) / REFLEXIVO –
Você aprende melhor combinando sensações com observações, ou seja através de atividades práticas seguidas de um retorno. Possui muita sensibilidade artística e conseguem ver as coisas de perspectivas diferentes. Prefere observar ao invés de agir. Suas estratégias para a solução de problemas iniciam coletando informações para em seguida usarem a criatividade e a inventividade para oferecer mais de uma solução possível. A denominação “divergentes” se dá pelo fato de terem bom desempenho em situações que requerem geração de ideias, como grupos de trabalho e brainstorms. Possuem vasto interesse cultural e gostam de pessoas. Preferem trabalhar em grupo, ouvindo sugestões com mente aberta e recebendo feedbacks pessoais. Gostam de autonomia na busca de conhecimento.